segunda-feira, 2 de novembro de 2015


“Que eu jamais me esqueça que Deus me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois...
A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor.”


Questões Pendentes: Evangelização

A)  Evangelização x curso Mediúnico:  Quero deixar claro que não existe vínculo entre a Evangelização e o curso de formação mediúnica promovido pela casa do Jardim. Na verdade Nós alunos do segundo ano, tivemos a ideia (Etiene) e a iniciativa de iniciarmos a evangelização. Coisa que soubemos depois que já era uma necessidade trazida pela espiritualidade para o Ibacema. Apenas nos utilizamos da estrutura, ou seja divisão e organização de alunos, já realizada pelo curso, para aproveitarmos melhor as pessoas, os contatos, e adequarmos a divisão de tarefas, pois desde o começo nossa intenção é partilhar e para não sobrecarregar ninguém.
B)  Evangelização x Fergs: Nós todos sabemos com clareza o quanto peculiar é nossa casa espirita, chamo-a de nossa, pq é esse o sentimento que tem envolvido a todos nós, motivado novas jornadas, e unido pessoas tão diferentes ultimamente, sempre com o objetivo maior de ajudar a casa e seus colaboradores. Enfim, a busca da Fergs não foi uma ideias impensada ou impulsiva, pois ocorreu através das nossas pesquisas, as quais demonstraram que a maioria das casa espiritas (casa do Jardim, terceira revelação, ...) partem suas evangelizações de um ponto comum, uma base para dar o start necessário no trabalho com as crianças. Esse curso é isso, a base para vivenciarmos do que se trata estar presente neste processo, como inicia-lo adequadamente,  buscar ideias para sua realização e concretização. Deixo claro que não é nossa intensão federarmos a casa, e que em nenhum momento isso nos passou pela cabeça. Estamos seguindo o exemplo de casas que já realizam essa tarefa, para iniciarmos nosso programa.
Alguns médiuns do próprio Ibacema que possuem a intensão de trabalhar auxiliando na evangelização, também manifestaram enfaticamente o desejo de fazer esse curso p conhecer melhor a tarefa que iniciarão. Deixamos claro também que, não é porque o médium se dispôs a fazer o curso, que estará automaticamente evangelizando, pois o curso é só o ponto de partida do nosso programa. Quem não estiver envolvido com a construção do nosso projeto, não estará integrando nosso quadro de Evangelizadores. Hoje em dia temos crianças muito espertas, e a maioria está acima das expectativas da vida acadêmica atual. Nosso curso não cairá na mesmice do todo, será único, inovador, firme, diríamos até revolucionário, pois partiremos do básico, mas o criaremos com muita pesquisa e uma infinidade de ideias que surgem entre nós a cada dia e a cada grade curricular pesquisada na internet e entre os membros atuantes em outros locais. As ideias fervilham e as expectativas também, por isso, vamos atuar como o Ibacema, queremos se únicos e diferenciados com os pequenos, assim como a casa o faz com os grandes.

c) Fergs e Planta da Casa: Quando buscamos a Fergs, fomos carinhosamente recebidos por toda a equipe. Mesmo em meio a uma mudança de prédio e estruturas, em meio a caixas de papelão e voluntários, eles pararam suas atividades e voltaram toda a atenção de sua equipe de infância e juventude para nós. Em nenhum momento o fato de não sermos federados foi empecilho para a conversa ou para realização no curso em nossa instituição.  Foram extremamente receptivos e fervorosos com nossa iniciativa, pois os beneficiados do projeto são as crianças que estão acima de qualquer burocracia inventada pelo homem. Elas precisam de nós e nós faremos o melhor. Durante várias vezes em nossa conversa, surgiram perguntas informais sobre nosso tamanho e estrutura para trazermos o curso de Evangelizadores, o que remeteu nosso grupo do 2 ano, a ideia simples de criarmos um esquema da casa para mostrarmos a eles. Assim satisfaríamos duas necessidades imediatas ao mesmo tempo: demostraríamos nossa estrutura física, mas ao mesmo tempo abriríamos a porta para esclarecer a diversidade de nossas atividades, pois vamos considerar que é bem difícil abordarmos alguns assuntos com a federação, já que podem ser ou não receptivos ou compreensivos aos nossos propósitos. Partindo desse pequeno esquema, teríamos meios de demonstrar a diferenciação física e os trabalhos realizados na casa som sutilidade.
Assim sendo, solicitamos ao André/Quéli, que já haviam feito a planta da sala do brechó, que fizessem um breve esquema posicional da casa. Logo depois eles sugeriram que poderiam estar fazendo um trabalho mais completo, como uma planta da casa. Logo depois viemos a saber que seria muito interessante tal iniciativa, já que a planta da casa estava bastante desatualizada e defasada. Deixamos claro que em nenhum momento o trabalho de Evangelização quis intervir nessa iniciativa, e muito menos pedir ou informar a metragem de salas inerentes ao projeto, nossa intenção foi somente esclarecedora sobre nossa disposição física para realização do curso, e também a utilização dessa estratégia para abordarmos com elegância e delicadeza nossa diversidade junto a federação espirita. Não é interessante para nós, montarmos um curso para Evangelizadores com tanta atenção e carinho, e inserirmos as pessoas e seus princípios em algo desconhecido e questionador sem abordar os detalhes primeiro. O esclarecimento nesse caso é cristalizador nesse relacionamento. Além disso, pedi pessoalmente ao Rogerio que escrevesse sobre as atividades realizadas, já que é uma pessoa inserida em quase todas elas portanto consequentemente, dono de maior propriedade para essa conceituação. Tais definições seriam inseridas no desenho, auxiliando nosso diálogo.

C)   Planejamento x Report: Desde o começo tentamos planejar todos os passos da Evangelização criteriosamente, porém tudo que vem de pessoas empolgadas e atuantes, trazem uma velocidade de novidades também muito grande e empolgante, por essa razão muitas coisas estão sendo divulgadas entre todos via watts e blogger. Todo projeto a cada dia sofre variações, aquisições, substituições, críticas, restrições, enfim, tudo que acaba gerando modificações, adaptações e busca de novas soluções.  A partir do momento que a direção do Ibacema, você no caso, mostrou-se interessada e disponível para realização desse projeto, procuramos executá-lo da melhor forma possível, porém muitas de nossas atitudes são divulgadas virtualmente pela rapidez que elas ocorrem, não por desrespeito ou despreocupação com a hierarquia da casa. De forma nenhuma temos objetivos que não estejam concisos com a política de funcionamento e ordem do Ibacema, apenas ainda não traçamos uma rotina adequada para reportarmos nossos atos a diretoria. Atualmente buscamos atualizar as pessoas mais próximas e buscamos transparecer nossas atividades de maneiras diversas, o que obviamente não está funcionando.  Por isso, para que todo projeto torne-se cristalino a diretoria, prudente em suas atitudes, viável em nossa maneira de ver, e principalmente aceitável para as necessidades da casa, gostaríamos de propor uma reunião mensal com a direção para atualização dos fatos ocorridos e ponderação das nossas novas necessidades e adequações. Gostaríamos de deixar claro que dúvidas e questionamentos devem ser feitos diretamente aos coordenadores desse projeto, via telefone, e-mail, convocação urgente de reunião, enfim...de forma que as pessoas que se reportem ou que esclareçam os fatos que estejam ocorrendo relativos as atividades da Evangelização, estejam realmente imersas no projeto. Opiniões de pessoas que não sabem o que está acontecendo na totalidade dos fatos, poderá  desvirtuar a realidade do que está ocorrendo, aumentando problemas e não contribuindo com a solução.
Blogger Evangelizacão:


D)  Divulgação do Curso para Evangelizadores x Listagem de crianças: De modo Algum estamos fazendo inscrições para o curso de Evangelizador, e nem para o curso de Evangelização 2016. Divulgamos uma tabela de adesão com o intuito de criarmos estimativas para a estruturação do curso de Evangelizadores e de Evangelização 2016. Temos que apurar nossos preparativos e integra-los a quantidade de interessados em ambas as situações, pois precisamos saber quantitativamente o público participante para obtermos a qualidade que queremos.

E)   Distribuição de tarefas: Via blogger, divulgamos uma tabela de funções e encarregados para que as tarefas sejam divididas entre todos que até então se dispuseram a ingressar na empreitada da Evangelização. Nela dividimos os interessados em equipes, sempre presididas por um aluno da nossa turma coordenadora. Segue em anexo nossa tabela, e nos colocamos abertos a questiona-la se assim for da vontade da direção.

F)   Objetivos da Obtenção dos fundos para a Evangelização:

-       Realização do curso de Evangelizadores,
-       Divulgação da Evangelização 2016,
-       Obtenção de material lúdico para as crianças;
-       Obtenção de materiais educativos: xerox, canetinhas, lápis, tecidos para bonecos, etc...
-       Realização de eventos direcionados para as crianças. Ex: Semana da criança – 10/16.
-       Adequação dos espaços: ex: almofadas para a hora do conto que podemos realizar na biblioteca.

G)  Obtenção de fundos: A primeira ideia a ser lançada para captação de recursos para evangelização foi a questão do lanche solidário.

O Lanche solidário é uma coisa inovadora, que nunca ocorreu na sede, e por isso não existem registros sólidos sobre adeptos, gastos, doações, etc...
Estamos a cada quarta feira procurando dimensioná-lo de acordo, para que não hajam sobras ou perdas das doações tão carinhosamente recebidas, porém, como tudo que é novo e nunca ocorreu antes, precisamos nos adaptar e isso leva tempo. 
Primeiro gostaríamos de esclarecer que tudo que está acontecendo está sendo controlado. A vendas são registradas, a renda captada está numa conta poupança, o numero de doces e salgados vendidos é contado e recalculado toda a semana. E toda a semana mudamos as estratégias em relação as sobras na busca constante de respeitarmos o que foi doado e não desperdiçarmos nada. Já doamos, já perdemos, já vendemos, já devolvemos, etc... as vezes uma doações chega de surpresa e aumenta nossas quantidades e temos que lidar com isso, as vezes o numero de interessados dobra num dia quente ou cai pela metade num dia chuvoso, enfim, são inúmeros fatores. Queremos somente enfatizar que estamos tentando acertar, e para isso acontecer são cometidos erros.

Outras ideias foram colocadas no projetinho inicial, como vocês devem ter lido no que foi entregue a vocês no dia 27 de setembro de 2015. Entre elas existia o Show do Vansan para captação de recursos para evangelização. Para nossa surpresa conseguimos a disponibilidade do palestrante muito antes do esperado, dessa forma, pensamos com o coração em transforma-lo em algo benéfico para o Ibacema no geral, já que boatos referem uma situação financeira dificultosa. Enfim, trata-se de uma palestra musical, cuja a renda já atingiu para algumas casa no interior de são Paulo a casa de XXXX reais. Tendo em vista o interesse no evento, manifestado e intermediado pela Iracema, demos seguimento ao agendamento e a busca de colaboradores para sua execução. Conseguimos voluntários na casa e as passagens de avião. E estamos em busca de um local adequado para realização do evento, assim como de 2 pernoites para o palestrante, sem custos para casa. Para isso necessitamos de um documento que vincule esses voluntários organizadores ao Ibacema, demonstrando a seriedade do evento para possíveis patrocinadores.
Porém temos visto que este evento está sendo motivo de distorção e preocupação exacerbados, por essa razão consultamos claramente mais uma vez o interesse do Ibacema em realiza-lo, mesmo que não obtenhamos as doações que desejamos com possíveis apoiadores do evento. Pois se essa for uma tarefa pesada demais para o momento podemos passar o show a outra casa interessada em realiza-lo. Podemos passa-lo a FERGS, outras casas espiritas ou ainda algumas igrejas locais, que também conhecem o trabalho do musico palestrante.

Ex:





Tabela anexa:


EQUIPES
TERCEIRO ANISTAS
VOLUNTÁRIOS
OBJETIVOS E TAREFAS




EQUIPE DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS E ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL
LEILA
CRIS
LUCIANA
DEISE
DANIELA PILLA
* ORGANIZAÇÃO DO LANCHE SOLIDÁRIO DAS QUARTAS FEIRAS (OBTENÇÃO DOS DOADORES E VOLUNTÁRIOS PARA AS VENDAS).
* IDEIAS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA 2016.
* ADMINISTRAÇÃO ADEQUADA DOS RECURSOS OBTIDOS EM PROL DAS CRIANÇAS E DO CURSO E SUAS NECESSIDADES.
EQUIPE DE RECONHECIMENTO E VISITAS
CRIS
VERÔNICA
* PLANEJAR UMA OU DUAS VISITAS ORGANIZADAS A OUTROS CENTROS PARA CONHECERMOS O PROCESSO DE  EVANGELIZAÇÃO INFANTIL.
EQUIPE DE MARKETING
EDUARDO MIRANDA
ALEXANDRA LETICIA
* ELABORAÇÃO DO PROJETO PARA DIVULGAÇÃO DA EVANGELIZAÇÃO, (BUSCA POR UMA IDENTIDADE VISUAL E SUA PUBLICIDADE)
* DIVULGAÇÃO DO CURSO PARA EVANGELIZADORES.
EQUIPE DE LEITURA DE MATERIAIS
ETIANE
LUCIANA
VERÔNICA
DISTRIBUIÇÃO DOS MATERIAIS RECEBIDOS PARA ANÁLISE E BUSCA DE NOVAS IDEIAS PARA O CURSO 2016.
EQUIPE DE CAPTAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS MATERIAIS LÚDICOS
LEILANE
GEORGIA
FABÍOLA
DANIELA PILLA
BUSCAR DOAÇÕES E LISTAR AS NECESSIDADES PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS DAS AULAS DE EVANGELIZAÇÃO.
EQUIPE DE ORGANIZAÇÃO DO CURSO DA FERGS
LUCIANA
TATY
PROF ROGÉRIO
FADIA
ORGANIZAÇÃO DAS DATAS DO CURSO NA CASA (ENTRADA, SAÍDA, ALIMENTAÇÃO E MATERIAIS) E DEMAIS NECESSIDADES, ALÉM DO LEVANTAMENTO DOS INTERESSADOS EM REALIZA-LO.

Que eu não perca a vontade de doar este enorme amor que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido a provas e até rejeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário